terça-feira, 15 de março de 2016

Snapchat, a moda e Thaynara og

Já havia citado o Snapchat quando escrevi um post sobre digital influencers. Naquele momento, muita gente ainda não tinha ouvido falar neste aplicativo e rede social que grava e publica vídeos de até dez segundos, disponíveis por apenas 24 horas. De lá para cá, podemos dizer que se popularizou de forma extremamente rápida, com destaque para alguns públicos, como: celebridades; jovens; brasileiros que moram no exterior que já possuíam ou não blogs; além de empresas e profissionais ligados às áreas de comunicação, moda e beleza.

Credito o sucesso relâmpago do Snapchat ao fato de ter um formato de mídia já consagrado pela TV. Proporciona o mesmo imediatismo que as outras redes, mas com o impacto das imagens em movimento. É possível dizer que é um grande reality show, no qual pessoas, conhecidas ou não, mostram o seu dia-a-dia, lugares onde moram ou visitam; e onde marcas apresentam projetos e produtos, tudo quase que em tempo real. Como seus vídeos ficam disponíveis por pouco tempo, não exigem apuro de produção e edição, o que torna o Snap uma ferramenta fácil de usar e que estimula a espontaneidade dos usuários, no qual todos podem ser protagonistas. Sem sair de casa, os usuários conhecem outras cidades, países, exposições e eventos apresentados de forma bastante natural. O potencial desta rede é algo que pode ser dimensionado, na medida em que já existem cursos para que pessoas e marcas aprendam a usá-la de forma eficiente.
A moda, digo, sua indústria, comércio, publicações, blogs, modelos e editoras de revistas, logo perceberam o potencial do Snapchat, principalmente por seu apelo imagético e dinâmico. A Burberry foi a primeira marca a usar a rede, apresentando sua moda masculina. Não em formato de desfile, mas colocando modelos em lugares e situações que transmitiam o conceito da coleção e marca. Todas as semanas de moda também criaram seu próprio Snap com vídeos postados por pessoas que estiveram presentes aos seus shows, que registraram desde a entrada e backstage à passarela. No entanto, as contas oficiais das marcas ainda não tem explorado todo o seu potencial.

As principais blogueiras de moda do país e do mundo se adaptaram rapidamente a nova plataforma. Essa presença no Snap foi muito atrativa para as marcas que as convidam para seus desfiles, lançamentos, reviews e showroom. Por toda a visibilidade que proporcionam ao fazer vídeos e publicá-los praticamente em tempo real, expandem, assim, as salas de desfiles antes restritas a compradores, imprensa, consumidores e celebridades, a um público bem mais amplo e até desconhecido.

Thaynara og
Mas quem é Thaynara og?  Uma moça de 24 anos, advogada, residente em São Luís do Maranhão. Diferentemente da maioria dos que fazem sucesso no Snapchat, é um fenômeno totalmente moldado e consolidado nesta rede. Seu diferencial? A sua espontaneidade, humor e o melhor uso de todas as possibilidades que o aplicativo e o seu celular oferecem. Sua popularidade estrondosa alcança de jovens a pessoas influentes na internet, meios de comunicação e até empreendedores de peso como Bel Perce, que chegou a dizer que Thay é sua ídola. Semana passada, seu sucesso foi testado em visita ao Recife, quando teve muitos fãs a sua espera no aeroporto, com direito a choro e muitos gritos. Convidada por uma marca de chicletes para o festival Lollapalooza, causou furor por onde passou, e estará em breve em programas da tv aberta. Como ela mesmo diz - ”mais um elemento da fama”, um dos seus bordões amplamente repetidos por seus seguidores. Seu exemplo nos faz ter a certeza de que as redes sociais têm hoje o poder de produzir uma celebridade de forma instantânea e, pasmem, mais rápido que a novela das oito. Tudo apenas com a força do antigo e mais eficaz do que nunca, boca a boca. Claro que as marcas de moda de vários lugares do país perceberam o potencial de Thay como digital influencer e passaram a presenteá-la, o que já tem influenciado em seu estilo. Nas palavras dela, “coisas grátis”, “KIU”!!!! 

Dicas de Snapchat:

Moda e Beleza

  •         Buberry
  •         Chanel
  •         Vogue
  •         Elle
  •         Mac
  •         Granado
  •         Arlindo Grund


Blogueiras de moda e beleza

  •         gestupidas
  •         consueloblocker
  •         viceridono
  •         camilacoelho88
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  •         helenabordon


Estilo de Vida no exterior/viagens

  •        consueloblocker
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  •         junqueiraisabel (cultura)
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  •         Sylvia Giordano
  •         Viajar Pela Europa
  •         Mochilando
  •         destinoprovance
  •         Lalarebelo


Celebridades/humor/empreendedorismo

  •         thaynaraog
  •         Padre Fábio de Melo
  •         Diego Nunes
  •         brazcaio
  •         hugogloss
  •         Bel Pesce
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