Já havia citado o Snapchat
quando escrevi um post sobre digital
influencers. Naquele momento, muita gente ainda não tinha ouvido falar neste
aplicativo e rede social que grava e publica vídeos de até dez segundos, disponíveis
por apenas 24 horas. De lá para cá, podemos dizer que se popularizou de forma
extremamente rápida, com destaque para alguns públicos, como: celebridades;
jovens; brasileiros que moram no exterior que já possuíam ou não blogs; além de
empresas e profissionais ligados às áreas de comunicação, moda e beleza.
Credito o sucesso relâmpago do Snapchat ao fato de ter um formato de mídia já consagrado pela TV. Proporciona o mesmo imediatismo que as outras redes, mas com o impacto das imagens em movimento. É possível dizer que é um grande reality show, no qual pessoas, conhecidas ou não, mostram o seu dia-a-dia, lugares onde moram ou visitam; e onde marcas apresentam projetos e produtos, tudo quase que em tempo real. Como seus vídeos ficam disponíveis por pouco tempo, não exigem apuro de produção e edição, o que torna o Snap uma ferramenta fácil de usar e que estimula a espontaneidade dos usuários, no qual todos podem ser protagonistas. Sem sair de casa, os usuários conhecem outras cidades, países, exposições e eventos apresentados de forma bastante natural. O potencial desta rede é algo que pode ser dimensionado, na medida em que já existem cursos para que pessoas e marcas aprendam a usá-la de forma eficiente.
A moda, digo, sua indústria, comércio,
publicações, blogs, modelos e editoras de revistas, logo perceberam o potencial
do Snapchat, principalmente por seu
apelo imagético e dinâmico. A Burberry foi a primeira marca a usar a rede, apresentando
sua moda masculina. Não em formato de desfile, mas colocando modelos em lugares
e situações que transmitiam o conceito da coleção e marca. Todas as semanas de
moda também criaram seu próprio Snap
com vídeos postados por pessoas que estiveram presentes aos seus shows, que registraram
desde a entrada e backstage à
passarela. No entanto, as contas oficiais das marcas ainda não tem explorado
todo o seu potencial.
As principais blogueiras de
moda do país e do mundo se adaptaram rapidamente a nova plataforma. Essa
presença no Snap foi muito atrativa
para as marcas que as convidam para seus desfiles, lançamentos, reviews e showroom. Por toda a
visibilidade que proporcionam ao fazer vídeos e publicá-los praticamente em
tempo real, expandem, assim, as salas de desfiles antes restritas a
compradores, imprensa, consumidores e celebridades, a um público bem mais amplo
e até desconhecido.
Thaynara og |
Mas quem é Thaynara og? Uma
moça de 24 anos, advogada, residente em São Luís do Maranhão. Diferentemente da
maioria dos que fazem sucesso no Snapchat,
é um fenômeno totalmente moldado e consolidado nesta rede. Seu diferencial? A
sua espontaneidade, humor e o melhor uso de todas as possibilidades que o
aplicativo e o seu celular oferecem. Sua popularidade estrondosa alcança de
jovens a pessoas influentes na internet, meios de comunicação e até empreendedores de peso como Bel Perce, que chegou a dizer que Thay é sua ídola. Semana passada, seu
sucesso foi testado em visita ao Recife, quando teve muitos fãs a sua espera no
aeroporto, com direito a choro e muitos gritos. Convidada por uma marca de
chicletes para o festival Lollapalooza, causou furor por onde passou, e estará
em breve em programas da tv aberta. Como ela mesmo diz - ”mais um elemento da
fama”, um dos seus bordões amplamente repetidos por seus seguidores. Seu
exemplo nos faz ter a certeza de que as redes sociais têm hoje o poder de
produzir uma celebridade de forma instantânea e, pasmem, mais rápido que a
novela das oito. Tudo apenas com a força do antigo e mais eficaz do que nunca,
boca a boca. Claro que as marcas de moda de vários lugares do país perceberam o potencial
de Thay como digital influencer e
passaram a presenteá-la, o que já tem influenciado em seu estilo. Nas palavras dela, “coisas grátis”, “KIU”!!!!
Dicas de Snapchat:
Moda e Beleza
- Buberry
- Chanel
- Vogue
- Elle
- Mac
- Granado
- Arlindo Grund
Blogueiras de moda e beleza
- gestupidas
- consueloblocker
- viceridono
- camilacoelho88
- cucaamorim
- helenabordon
Estilo de Vida no exterior/viagens
- consueloblocker
- Martha graeff
- junqueiraisabel (cultura)
- Isa Discacciati
- Naiara Back
- Magê – Milão nas mãos blog
- thalesc.com
- Sylvia Giordano
- Viajar Pela Europa
- Mochilando
- destinoprovance
- Lalarebelo
Celebridades/humor/empreendedorismo
- thaynaraog
- Padre Fábio de Melo
- Diego Nunes
- brazcaio
- hugogloss
- Bel Pesce
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